A Ervilha é muito apreciada e utilizada nos mais diversos pratos culinários. As ervilhas são caracterizadas por serem uma planta anual (também conhecida como ervilheira) que pertence à família das Fabáceas.
O seu nome científico é Pisum sativum L., é trepadeira e produz as vagens no final do seu ciclo de cultivo.
É uma cultura tolerante ao frio e geadas e por isso, semeada no outono/inverno.


Temperaturas superiores a 30 °C durante a fase de floração condicionam a produção de flores afetando negativamente o rendimento. Tem uma grande adaptação a diferentes tipos de solo e bem drenados, e o pH deve estar compreendido entre 5,5 e 7,5.

Tipos de ervilhas
Existem dois tipos de ervilhas mais populares que normalmente são plantadas nas nossas hortas:

Ervilhas de quebrar
Ervilhas de debulhar
  • Ervilha de debulhar: Espécie de ervilha onde se aproveitam apenas as ervilhas pois a vagem é muito dura.
  • Ervilha de quebrar: Aproveita-se inicialmente a vagem enquanto está tenrinha e mais tarde as ervilhas que normalmente são mais pequenas.

Como semear ervilhas?
As ervilhas gostam de solos férteis, ricos em matéria orgânica. Antes da sementeira é muito importante preparar o solo. Mas o que é isto de preparar o solo? É simples, é um conjunto de tarefas de limpeza e fertilização para receber a nova cultura.

PASSO 1: Remova qualquer vestígio de culturas anteriores bem como pequenas pedras e plantas infestantes.
PASSO 2: Fertilize bem com Húmus ou com um Estrume de Cavalo.

Para semear ervilhas, faça-o em linhas que distem pelo menos 45 cm umas das outras ( nas variedades rasteiras) e pelo menos 65 cm nas variedades trepadeiras.
As sementes devem ser colocadas no solo a uma profundidade de pelo menos 5 cm, distanciando-as umas das outras na linha pelo menos 7 cm.


Como Estacar Ervilhas
As ervilhas possuem órgãos especializados que permitem fixar a outras plantas ou a estacas. Sem o devido estacamento a planta cresce pelo chão, apodrecendo as vagens e privando a planta da exposição solar. O estacamento pode ser feito colocando ramos secos espetados no chão junto das plantas ou criando um suporte com estacas e fios ou ainda usando rede plástica que pode ser comprada em qualquer drogaria ou “aproveitada” de obras na beira da estrada.

Foto Blog Horta em casa
Foto Pinterest
Foto hortas.info

Quando colher ervilhas?
Se tiver optado por uma variedade precoce, as ervilhas estarão prontas para serem colhidas cerca de 85 dias após a sementeira.
Se tiver optado por uma variedade de ervilhas mais tardia, apenas pode efetuar a colheita cerca de 130 dias depois ter semeado esta cultura.

Nota importante
As ervilhas, assim como muitas leguminosas têm a capacidade de captar azoto do ar e fixá-lo no solo sendo por isso uma planta valiosa na agricultura biológica. Após a colheita a planta deve ser enterrada para aproveitar também o azoto presente na planta. Para além desta capacidade, as ervilheiras conseguem também, graças às suas raízes profundas captar nutrientes das camadas mais fundas da terra que de outra forma se perderiam.

Fonte: A cientista Agrícola e Boletim Agrário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.