Dica 1 – Substrato para sementes

Preparar uma terra saudável é fundamental para o bom desenvolvimento das sementes de flores.

Existem no mercado substratos prontos para sementeira e esses são os mais indicados. Se tiver um substrato Universal em casa pode utilizá-lo acrescentando vermiculite para que sustente mais a humidade

Algumas espécies possuem diferentes necessidades em relação ao solo para a germinação, por isso, verifique as indicações do fabricante no verso da embalagem de sementes.

Dica 2- Indicação de profundidade

Outra informação importante que deve ser levada em conta é a indicação de profundidade em que a semente deve ser colocada.

Se muito distantes do topo, podem não receber a luz necessária para se desenvolver; e se muito acima, podem se perder com o vento, com regas e até mesmo “queimar” com o sol direto. A dica é para enterrar a semente numa profundidade de cerca de 2 vezes o seu tamanho.

Dica 3- Distância entre sementes

Um fator muito importante ao semear flores ou até mesmo hortaliças é a atenção com o espaçamento entre as sementes que são depositadas no solo.

Se ficarem muito próximas, ou umas sobre as outras, podem competir por espaço e não ter um desenvolvimento saudável.

Dica 4- Regas

As regas devem ser constantes, porém feitas com zelo: o excesso de água é bastante prejudicial para a germinação, sobretudo se as sementes ficarem encharcadas.

Utilize um borrifador para fazer as primeiras regas, seja na sementeira ou no próprio vaso.

Dica 5 – Onde plantar?

Quando as sementes se transformarem em mudas e estiverem firmes e saudáveis, é hora de fazer o transplante para o local escolhido. Pode ser um vaso médio, jardineira, floreira de edifício ou direto no jardim.

Atente-se para que o novo espaço também tenha uma boa capacidade de drenagem e tenha um substrato adequado ao tipo de planta.

Dica 6- Quais flores semear?

A escolha das flores varia de acordo com o mês e a região em que você está. Geralmente nas embalagens das sementes há a indicação do período ideal de sementeira, com base nas características do clima do País.

A sementeira de algumas flores pode ser feita durante todo o ano, mas depende das condições do solo, temperatura ambiente, incidência de luz, sazonalidade e qualidade da semente.

Dica 7- Onde comprar sementes de flores?

Antes de adquirir as sementes, verifique o prazo de validade e se o fornecedor é de confiança. Na www.projardim.eu , você encontra diversas opções de sementes de flores de qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.