Maio é cheio de sol, calor e é também, um dos meses mais exigentes do ano. Os primeiros dias de maio trouxeram temperaturas de verão mas rapidamente caíram a pique o que potencia o aparecimento de fungos como o míldio e o oídio assim como afídeos, cochonilhas e formigas (pragas).


1- Preste atenção aos ditados populares e cumpra os trabalhos de incorporação de composto ou estrume para garantir boas produções e florações na primavera e no verão.

2- Ainda vai a tempo de plantar árvores, arbustos envasados, herbáceas anuais de flores e fertilizar roseiras e outras plantas de flor.

3- Prepare os canteiros onde se irá semear e fazer plantações em maio, incorporando bastante matéria orgânica para garantir o desenvolvimento esperado.

4- Terminar as sementeiras das culturas de verão: podem ser feitas no local definitivo já que caminhamos para a época quente e por isso não há risco de geadas.

5-Tenha atenção as pragas e doenças: com o aumento de temperatura e ocorrência de chuva o melhor é tratar as roseiras e citrinos.

6- Continuar a manutenção do relvado

7- Continuar a sementeira de plantas, a sacha e a rega dos alfobres.

8- Prosseguir com os tratamentos preventivos e curativos contra as doenças e pragas das diversas fruteiras: pedrado das macieiras e pereiras, lepra dos pessegueiros, etc.

9- Sacha do milho e dos batatais, assim como as sementeiras e plantações de girassol, feijão e soja. Iniciar a colheita da fava.

10- Pulverizar batatais e tomates com caldas cúpricas, para evitar o aparecimento do míldio.

11- Defender os feijoais e os meloais contra o piolho.

12- Enxofram-se as roseiras, por causa do oídio

13- Continuam os tratamentos contra o míldio e o oídio na vinha

O que pode semear na horta
Abóbora, agrião, alface, beterraba, brócolos, cenoura, couves, espinafres, feijão, melão, melancia, milho, nabos, pepino, pimentos, rabanetes, repolho, tomate, salsa, tomilho.

O que pode plantar na horta
Alfaces, acelgas, aipo, agrião, alho-francês, espinafres, batata, beterraba, beringela, couves, brócolos, cebolas, cenouras, chicória, couves, curgete, pimentos e malaguetas, tomate, amoras, framboesas, groselhas, mirtilos, laranjeiras, limoeiro, morangos, alecrim, calêndulas, coentros, cebolinho, erva-cidreira, estragão, funcho, hortelã, loureiro, orégão, segurelha, tomilho.

O que pode semear no jardim
Alegrias do lar, petúnias,

O que pode plantar no jardim
Agapantos, begónias, cravinas, girassóis, gerânios, hortências, petúnias, sardinheiras

Gostou deste artigo? Acompanhe os nossos vídeos na nossa Videoteca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *