Com o aparecimento do Coronavírus, a rotina mudou. A incerteza de quando conseguiremos retomar a normalidade, pode causar stress e ansiedade. É necessário encontrar um ponto de equilíbrio. As Plantas podem ser as suas aliadas nesta batalha. Elas são capazes de transformar a energia de uma casa, melhorar a qualidade do ar, reduzir o stress e ajudar a diminuir o ritmo. Usadas em chás, medicamentos ou em aromoterapia, as vantagens de ter plantas em casa são muitas e cientificamente comprovadas. Existem plantas usadas para prevenir problemas de saúde, como é o caso do stress e da ansiedade, respostas físicas e psicológicas do organismo a estímulos negativos.

O segredo para equilibrar as suas emoções pode estar no contacto com a natureza. Conheça algumas destas pequenas maravilhas:

Alecrim

Fonte: Alecrim – https://revistagloborural.globo.com

Além de possuir efeito calmante e combater a ansiedade, o alecrim é igualmente uma das ervas mais completas em termos de benefícios da saúde.

Os seus óleos essenciais beneficiam a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar. É utilizado como aromatizante de ambientes, já que seu aroma além de relaxante é muito agradável.

Lavanda ou Alfazema

Fonte: Lavanda – https://revistajardins.pt

Esta família de plantas é mais usada na aromaterapia. Os óleos presentes na lavanda, também designada de alfazema, são usados há muito tempo no fabrico de perfumes, sabonetes, etc.

Sabe-se, contudo, que o seu óleo essencial ajuda a aliviar o stress e ansiedade, ele também ajuda na digestão e combate a insónia. Se a ansiedade o deixa madrugadas em claro, a lavanda pode deixar a sua mente mais aberta a bons sonhos.

Camomila

Fonte: Camomila – https://www.ecycle.com.br

A camomila é muito conhecida pelo seu efeito calmante e sedativo. Ela atua diminuindo a hiperatividade, aliviando o stress e dá um efeito relaxante. Pode ser utilizada para insónias ou em casos de muito nervosismo. Esta planta geralmente é consumida como chá, com delicioso aroma e pode ser tomado 2 a 3 vezes por dia.

Valeriana

Fonte: Valeriana – https://www.tuasaude.com

Com propriedade medicinais e fitoterápicas é um calmante natural que atua contra a depressão, ansiedade, insónia e stress. Uma boa dica para utilizar esta planta medicinal é pegar na erva seca da Valeriana que pode ser misturada com camomila ou outras, amarrar num saquinho furado e colocar na torneira enquanto a banheira enche com água morna/quente. Entre na banheira e relaxe!

Plantas que purificam

Orquídea

Fonte: Orquídea – https://gazetadocerrado.com.br

Sabia que a orquídea purifica o ar da casa, ajuda a acalmar os nervos e alivia as dores de cabeça? Em casa ou no escritório dão um toque de beleza ao ambiente e oferecem diversos benefícios, fazendo-nos respirar melhor e elevar o nível do nosso humor.

Estas lindas flores melhoram a qualidade do ar, fornecendo-lhe oxigénio e purificando-o de substâncias indesejáveis. Devido à sua elegância, também ajudam a acalmar os nervos. Cuidar de uma orquídea não é difícil: com a atenção devida, podemos ter orquídeas sempre floridas em casa e no trabalho.

Lírio da paz
Fonte: Lírio da Paz – https://www.gartenjournal.net

Esta é uma das poucas plantas que servem como purificadoras de ar e que têm flor. Não exige muita manutenção e multiplica-se facilmente pelas numerosas mudas que se formam junto à planta original. Ela é cultivada a meia-sombra em vasos, em canteiros, formando conjuntos isolados, ou em bordaduras e beira de muros, em terra rica em composto orgânico, com boa drenagem e irrigada periodicamente.

Espada de São Jorge
Fonte: Espada de São Jorge – https://www.greenmebrasil.com

A Espada de São Jorge tem a propriedade de neutralizar as energias negativas do ambiente. Possui a capacidade de absorver formaldeídos libertados por madeiras, tecidos sintéticos e carpetes, purificando o ar dessas substâncias tóxicas, além de libertar oxigénio à noite. Multiplica-se por divisão. Pode ser cultivada em vasos ou em grupos, formando bordaduras ou mesmo para compor maciços, que deverão ser mantidos a pleno sol ou a meia-sombra.

Dracena de madagascar 
Fonte: Dracena de Madagascar – https://www.jardiland.pt

Esta planta é ótima para as casas com o pé direito bem alto, pois cresce bastante. Cresce melhor no sol, então, o lugar dela é perto de aberturas como portas de vidro e janelas. Mas, apesar de alta, ela é fininha e por isso não ocupa muito espaço. Multiplica-se facilmente por estacas, cortadas em qualquer época do ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *