Com a chegada de novembro faz-se também sentir o outono. Os dias ficam mais curtos, há alteração na tonalidade das folhas e chegam as primeiras geadas.
As tarefas na horta não param e é necessário planear os trabalhos.

Limpar e Proteger
Está na altura de fazer uma boa limpeza. Deve apanhar a folhagem velha e restos das podas para manter os canteiros limpos. Esta é altura ideal para podar sebes e arbustos que não estejam em flor.
As geadas começam nesta altura a ser mais frequentes. Plantas como as estrelícias, as orquídeas de exterior e as begónias têm de ser protegidas. Também as hortícolas mais sensíveis devem ter alguma cobertura de solo.

Fertilizar
Com o começo do frio que se faz sentir, o crescimento das suas plantas é muito mais lento do que em meses anteriores. A fertilização deve acompanhar esse ritmo. Prefira fertilizantes de libertação lenta e sempre que possa, opte por soluções orgânicas ou biológicas.

Plantar
Alfaces, alho, couve galega, alho-francês, acelga, beterraba, aipo, alecrim, salsa, coentros, manjericão, tomilho, orégão, hortelã ciclames, alguns bolbos com jacintos e tulipas e amor-perfeito.

Semear
Agrião, espinafres, salsa, ervilhas, favas, rabanetes e rúcula, coentros, couves e cebolinho.

Outras tarefas:
• Escarificação e fertilização dos relvados
• Proceder à plantação de transplantação de árvores e arbustos de raiz nua como roseiras, ornamentais, etc.
• Estacarias de árvores e arbustos
Abrace o Outono e mãos à horta neste mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *