O rabanete é muito fácil de Cultivar. Geralmente usado em saladas, tem um sabor doce, apimentado, fresco e crocante e pode ter 5-15 cm de diâmetro e 8-20cm  de altura.

Rabanetes após colheita

Os rabanetes podem classificar-se de acordo com a forma da raiz, o ciclo cultural e a cor.

As variedades mais cultivadas e adaptadas ao ao clima de Portugal são “Flamboyant”, “Redondo rosado”, Red Devil”,”German Giant”,”Gaudry”, “Cerise”, Cherokee”, “Redondo Espanhol”, “Semicomprida rosada”, “Comprida rosada de ponta branca “Nacional”, “Black Spanish”, “Violet de Goumay”,”Scarlet Globe”, “Bright Lights”, “French Breakfast”.

O rabanete é um vegetal que prefere climas temperados, considerando-se que o desenvolvimento vegetativo ocorre entre 6 °C e 30 °C, e o ideal é de entre 18-22 ° C.

Tipo de solo:  É uma planta que se adapta a qualquer tipo de solo, mas prefere profundo, argiloso, neutro. Gosta de solos ricos em matéria orgânica. O pH pode ir  de 5,5-6,8.

Zona climática: Temperada, fresco e húmido.

Técnicas de cultivo

Fonte: Jardins

Preparação do solo: Utilizar uma fresa para deixar o terreno bem esmiuçado nos primeiros 5 cm de profundidade e até aos 15 cm o solo deve ter uma estrutura uniforme. Devem preparar-se camalhões de 1-1,5 cm de largura e canteiros sobrelevados ou à rasa, conforme a humidade e a leveza do solo.

Data de plantação/sementeira: Todo o ano, mas recomendo, fevereiro-abril ou setembro- -novembro.

Tipo de plantação/sementeira: Direta ao acaso ou em linhas (pequenos regos).

Faculdade germinativa (anos): 3-4 anos.

Tempo de germinação: 4-6 dias (15-25 °C).

Profundidade de sementeira: 1-2 cm.

Compasso: 7-9 cm entre plantas na linha e linhas espaçadas de 15-25 cm.

Consociações: Com hortícolas, como a cenoura, alho-francês, morangueiro, alface, salsa, espinafre, espargos, cebolas e ervilhas.

Rotações: Com culturas que foram fertilizadas com matéria orgânica. ou depois de uma leguminosa.

Amanhos: Monda de ervas daninhas e sachas, aplicação de mulching.

Rega: Por aspersão ou microaspersão. Deve manter-se sempre um bom teor de humidade para evitar o fendilhamento das raízes.

Entomologia e patologia vegetal

Pragas: Áltica, caracóis e lesmas, lagarta-da-couve, mosca-da-couve, afídios e formigas.

Doenças: Míldio, murchidão das plantas, podridão cinzenta, alternariose.

Acidentes: Pouca tolerância à acidez, salinidade e ao défice hídrico. As raízes podem ficar bifurcadas devido à textura do terreno.

Colheita e utilização

Quando colher: Pode ser colhido 30-70 dias após sementeira, quando o rabanete atinge o tamanho de uma avelã, durante dez dias. Atrasos na colheita podem levar ao fendilhamento e as raízes podem tornar-se esponjosas. A colheita deve ser manual (pequenas parcelas).

Época de consumo: Inverno-primavera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *