Nesta altura do ano o frio começa a surgir. Não se esqueça de proteger as suas plantas, principalmente as que não são suficientemente resistentes para aguentarem o Inverno que se aproxima. Caso não sejam devidamente protegidas, não rebentarão na Primavera e poderão mesmo morrer.

Protecção forçada

O Inverno não é a época ideal para as plantas “vegetarem”. Devemos portanto, colocá-las em repouso forçado.

Para as que perdem os ramos no Inverno é muito simples: Basta proteger o solo onde se encontram. Para as outras, que guardam as suas folhas (ditas ‘persistentes’), é mais complicado. A protecção deve deixar passar luz suficiente para que as folhas não morram. É impossível deixar uma planta com as folhas verdes, no escuro durante vários meses!

As Palmeiras e as Oliveiras

Estas fazem parte das plantas que não podem ser colocados debaixo de um monte de folhas mortas. Com estas, temos que agir de maneira diferente. Comece por colocar uma cobertura de palha ou casca de pinho no solo para proteger as raízes. Coloque também à volta do tronco se não for muito grande. Como não é possível tapar os ramos com um material opaco, enrole o tronco e os ramos com várias espessuras na tela de protecção no Inverno. Se as palmeiras forem pequenas, estenda a tela por cima de arco: a tela guardará o ar que terá um papel isolador, substituindo as folhas mortas. Esta protecção é menos eficaz que a camada de folhas mortas, mas aumentará de alguns graus centígrados, a temperatura à volta das suas plantas mais friorentas!

Casca de Pinheiro

Coloque-as numa manta de Protecção

Não esqueça de proteger o caule das plantas sensíveis, mesmo sendo bastante resistentes. As roseiras enxertadas num tronco, por exemplo, são mais frágeis que as roseiras que crescem em arbusto. E mesmo que sejam resistentes, o buxo e outras topiárias verticais, não apreciam as correntes de ar geladas do Inverno, sofrendo bastante. Resguarde-as com uma espessura dupla de tela de protecção do Inverno (não necessita do solo tapado). Ate a tela com cordel e faça várias voltas à volta do tronco, apertando um pouco para que o vento do Inverno não leve tudo.

Ar, na Primavera

Pense em arejar as protecções no fim do Inverno. Bastam alguns dias de sol para que as plantas, estando abrigadas, tenham uma temperatura tropical! Isto fará com que a planta entre em vegetação quando as geadas ainda não terminaram. Abra a protecção de manhã e volte a fechá-la ao fim do dia. É uma altura um pouco trabalhosa mas vale a pena para ver as plantas frágeis desabrocharem mais cedo.

Fonte: Plantaflor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *