A amoreira é uma árvore que fornece sombra, oxigénio, uma fruta deliciosa e folhas muito nutritivas.

A amoreira ou cientificamente conhecida como Morus, é uma árvore de médio porte capaz de se adaptar a  diversos climas e solos. Por isso é fácil de ser encontrada em qualquer região do país. As suas folhas são cada vez mais procuradas para fazer o chá de amora já que apresenta quase 3 vezes mais cálcio que o leite de vaca. Mas este é apenas um entre os vários benefícios de tomar chá de folhas de amora.

Benefícios para a saúde

cha de amora principais beneficios
Imagem Pixabay

As folhas de amora são ricas em nutrientes e contêm poucas calorias, são óptimas para adicionar na rotina alimentar e beneficiar o organismo de diferentes formas.

Opção vegetal para absorção de cálcio

As folhas da amoreira possuem mais cálcio que o leite de vaca. Então, além de ser bom para quem tem intolerância à lactose, o chá de amora é uma opção saudável e vegetal para vegetarianos.

Alívio dos sintomas da menopausa

As propriedades desse chá são capazes de melhorar a regulação de hormonas no período da menopausa. Assim, o chá de amora para menopausa é um bom aliado, ajudando a aliviar sintomas como calores, insónia, nervosismo e ansiedade.

Acção antioxidante

Com a sua riqueza de vitaminas, minerais e outros nutrientes, ele faz bem para o organismo de modo geral. A sua acção antioxidante ajuda a livrar as células do corpo do ataque dos radicais livres que as deixam oxidadas. Ao evitar a oxidação, as células conseguem ser mais saudáveis, prevenindo o envelhecimento precoce e uma série de doenças inflamatórias.

Anti-inflamatório

Existem várias recomendações para o chá feito de folhas de amora no sentido de contribuir com a cura de processos inflamatórios. Ele pode ser usado para bocejar quando está com aftas e dores de garganta, além de ser óptimo para tomar quando o problema é infecção urinária.

Sintomas de intoxicação

Quando a ingestão desse chá é excessiva, o corpo vai reagir com náuseas, vómito e dor de estômago.

Como fazer em casa

Para melhor extrair os benefícios da amoreira, o ideal é preparar o chá a partir das suas folhas, que podem ser frescas, acabada de colher, ou desidratadas.

Ingredientes

Folhas de amoreira: 1 colher (sopa) de folhas picadas;
Água: 1 litro.

Já conhece o nosso Substrato para Frutos Vermelhos?

Fonte: Dicas Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *