Acham que é difícil plantar alguns frutos vermelhos que fazem maravilhas nas mais variadas preparações de cozinha? Certamente já experimentaram o cultivo em vaso de morangos, mas talvez sejam poucos, os que se aventuraram no cultivo de framboesas, amoras, mirtilos ou mesmo groselhas. Pois é, por isso mesmo, partilhamos algumas dicas que mostram que podem cultivá-los em casa e é mais fácil do que possam pensar! Ah, e não é obrigatório ter um jardim, conseguem cultivar em vasos, na vossa varanda ou terraço.

Cultivo de frutos vermelhos em casa – benefícios!

Os benefícios para a saúde!

Todos sabem que os frutos vermelhos ou pequenos frutos são frutas ricas em vitaminas e fibras. São ainda considerados grande fonte de antioxidantes naturais, que significa que têm a capacidade de bloquear a ação dos “radicais livres” (substâncias que causam danos nas nossas células, estando ligados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e certos tipos de doenças cancerígenas).

Os benefícios económicos!

Quando cultivam os vossos frutos vermelhos, estão a economizar dinheiro, afinal não são assim tão baratos no mercado. Em simultâneo é vantajoso terem-nos disponíveis para comer diariamente aqueles que mais gostam, sem falar na frescura adicional.

1. Morango

O morango é rico em ferro e possui vitamina C que é antioxidante e previne gripes e infeções.  A antocianina, responsável pela cor do morango, também é antioxidante e previne o envelhecimento da pele. São relativamente fáceis de cultivar e uma planta pode durar até 3 anos.

2. Mirtilo

O mirtilo é conhecido como o rei dos antioxidantes e o fruto da juventude. Os frutos são doces, de cor preto-azulada e trazem muitos benefícios para a saúde. Está no topo dos alimentos com maior teor de antioxidantes, ultrapassando as vantagens de alguns vegetais. É rico em vitaminas A, B e C, possuindo ainda sais minerais como magnésio, potássio, cálcio, fósforo e ferro.

É aconselhável plantar no inverno e requer um solo ácido. Resiste ao frio, mas o vento e o calor extremo podem deixar as plantas sensíveis.

3. Framboesa

À semelhança do morango, é talvez um dos frutos vermelhos ou pequenos frutos mais cultivados em hortas domésticas, pela sua facilidade de cultivo. Além de ser uma deliciosa fruta, a framboesa é rica em nutrientes como vitamina C, antioxidantes, fibras e minerais como ferro e manganês. Plantei pela primeira vez em vaso, neste início da primavera e as plantas já estão com alguns pequenos frutos (ainda verdes).

 4. Amoras

As amoras estão entre os alimentos que provaram em diversos estudos, serem muito benéficos para a saúde, devido ao seu teor em nutrientes tais como antioxidantes, fitonutrientes, fibras, ferro, zinco e magnésio.

Plantei 2 variedades diferentes em vaso, que falarei em breve noutro artigo.

5. Groselhas

É uma fruta cheia de propriedades benéficas mas que a maioria das pessoas desconhece. Possui vitamina C em maior quantidade que uma laranja. É uma fruta rica em potássio, magnésio, caroteno e fitoquímicos especialmente antocianinas .

Fonte: Cultivos da Caseiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *