A Flor de Papel, conhecida pelo nome científico Helichrysum bracteatum e pelos nomes comuns Immortal, Straw Flower ou Paper Flower, é uma planta herbácea nativa da Austrália.
Atinge uma altura entre 30 e 80cm. As suas folhas são alternadas, lineares e lanceoladas. As flores, que nascem no verão, são constituídas por muitas brácteas de textura coriácea que podem ser amarelas, brancas, vermelhas ou rosadas.
É uma planta que não necessita de manutenções especiais, mas tem as suas preferências:
Localização
Para ter um ótimo desenvolvimento e crescimento, bem como um número interessante de flores é importante que esteja em uma área ao ar livre onde esteja sob luz solar direta, idealmente ao longo do dia.
Solo ou substrato
É indiferente, desde que tenha uma drenagem muito boa. No caso de o solo do jardim ser muito compacto, é altamente recomendável misturar o solo com perlite.
Por outro lado, se for plantá-la em vaso, deve colocar uma primeira camada de Leca Urban para que o excesso de água escorra bem, o que evitará o apodrecimento das raízes. Como substrato, o universal pode ser usado sem problemas.
Rega
A rega deve ser frequente no verão e um pouco menos durante o resto do ano. Em geral, Será regado três vezes por semana durante a estação mais quente e a cada 3-4 dias no resto do ano.
Fertilização
Durante a primavera e o verão é altamente recomendável fertilizar com adubo para plantas com flor ou com húmus.
Poda
Na primavera ou outono pode ser pinçado para estimular o surgimento de novos caules que produzirão mais flores.
Doenças
Geralmente é afetado pelo fungo do mofo. Se tiver sido atacado, aparecerão manchas verdes claras nas folhas, que ficarão amareladas e depois castanhas. Uma penugem branca ou cinza será observada na parte inferior.
O tratamento consistirá no corte das partes afetadas com uma tesoura de jardim previamente desinfetada com álcool e trate a planta com fungicida sistêmico. Além disso, será necessário evitar molhar a planta ao regá-la e melhorar a drenagem do substrato.
Multiplicação
A Flor de Papel pode ser multiplicada por sementes ou separando touceiras, que são os brotos que emergem da planta. Vamos ver como proceder em cada caso:
Sementes
- A primeira coisa a fazer é adquirir as sementes na primavera ou no outono.
- Depois Vamos semear em bandejas germinadoras ou em solo
- Depois vamos cobrir as sementes com uma camada muito fina de substrato universal.
- Finalmente, regar com um pulverizador e colocar o tabuleiro ou vaso numa área com luz.
Eles vão germinar em 10-20 dias a uma temperatura de 18ºC.
Separação
Para separar as touceiras é importante ter o torrão à vista, por isso se estiver no jardim ou num vaso deve ser extraído com cuidado. Pode separar os rebentos e plantá-los num recipiente com substrato universal.
Fonte: jardineriaon