A Calêndula é cada vez mais uma planta semeada no meio da nossa horta.

É uma planta comestível e um ótimo anti inflamatório, cicatrizante a calmante.

Calêndulas

São plantas curiosas que acompanham a trajetória do sol. Fecham-se quando anoitece e voltam a abrir quando o sol nasce. É uma planta perene que pode durar alguns anos, caso não seja queimada pela geada. Tem floração abundante durante quase todo o ano.

Sementeira e Plantação

Caso queira semear calêndulas, deve fazê-lo no outono ou na primavera. Não necessita de colocar as sementes muito profundas. Use 1cm como medida parâmetro de profundidade. Para germinar melhor a temperatura ideal é entre os 15 e os 25 graus. Ao fim de 15 dias da sementeira já pode ver as primeiras folhinhas. As flores são mais tímidas e surgem após 45 a 60 dias da sua germinação. Ao atingir 5cm de altura, estão preparadas para transplante. A calêndula não gosta de ser mexida, portanto, tenha em atenção e retire a planta com alguma terra para não ressentir a mudança.

Sementes de calêndula – ADQUIRIR

Condições de Solo / Rega e Luz

Gostam de solos férteis e bem drenados. A luz é muito importante para as calêndulas. Nos climas mais quentes, mantenha a planta com sombra parcial para as flores permanecerem durante mais tempo. Não precisa de muita água. No verão regue entre 2 a 3 vezes por semana.

Cuidados a ter com as Calêndulas

Esta planta não necessita de grandes cuidados. Caso os caules cresçam em demasia, pode fazer uma poda. Plantas mais rasteiras têm caules mais grossos o que faz com que suportem os ventos e a ausência de água. Limpe as flores à medida que vão murchando.

Calêndulas na Horta

É muito comum plantar / semear calêndulas na horta com os vegetais. O objetivo é atrair polinizadores. Pode plantá-las junto a tomates, cenouras, pepinos, abóboras, ervilhas(…)

Como os pulgões são atraídos pelas calêndulas, acabam por deixar livres as alfaces e outros vegetais de folhas verdes.

A calêndula atrai os polinizadores

Pragas da Calêndulas

É muitas vezes atacada por pulgões, oídio, podridão cinzenta e outros fungos.

Pode usar água com sabão para pulverizar contra o pulgão. Normalmente estas pragas surgem devido a humidades muito altas. Coloque a planta num local arejado e tente cortar as partes danificadas.

Colheita

Para além de ser uma flor comestível, a calêndula é muito utilizada em produtos cosméticos para a pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.