A cebola é amplamente utilizada na cozinha portuguesa. Poucos pratos há, que não tenham no seu tempero este vegetal.
É uma planta do género Allium (Alium cepa), próxima dos alhos e do cebolinho.
Semear ou plantar mudas?
Quando tencionamos plantar cebolas podemos fazê-lo de duas formas. Poe optar por fazer sementeira ou então comprar as mudas em hortos, viveiros ou mercados tradicionais.
Como germinar sementes de cebola?
Não é uma técnica difícil mas requer alguma paciência.
Compre sementes de qualidade e preserve as variedades da sua zona. Elas garantem a continuidade da tradição e são sem dúvida, as mais adaptadas ao clima e por isso mesmo, mais resistentes.
Para germinar as sementes de cebola use um substrato para germinação, este é ideal para sementeira e facilita o processo. Utilize tabuleiros com alvéolos e encha-os com o substrato germinação. De seguida é só dispor as sementes de cebola e pulverizar para manter o substrato sempre húmido.
Quando tiver uma planta com cerca de 10cm e resistente , conseguiu uma boa muda para transplantar.
Quando semear e plantar?
As cebolas desenvolvem-se melhor durante as estações frias.
Em Portugal, podem semear-se cebolas temporãs (variedades precoces) de setembro até outubro, ou cebolas serôdias (variedades tardias) de fevereiro até março.
E podem plantar-se, as mudas de cebola, de novembro até Abril, nas regiões temperadas, ou de março até maio nas zonas mais sujeitas a geadas.
Como Plantar?
Vamos começar? A escolha de um local com boa exposição solar é o primeiro passo.
Com um sacho abra um rego pouco profundo, ao longo da primeira linha e coloque as mudas, ao longo de cada linha, mantendo uma distância de 10 a 15cm entre elas. Em seguida cubra a primeira linha com a terra que vai fazer o rego da linha seguinte.
Repita este procedimento até as linhas acabarem, mantendo sempre uma distância mínima de 20cm entrelinhas e de 10-15cm entre plantas.
No final regue sem encharcar o solo.
Que cuidados devemos ter?
Deve escolher locais com boa exposição solar e fazer rotação dos locais de cultivo. Não plante cebolas no mesmo sítio dois anos seguidos.
Evite também plantar cebolas nos locais onde plantou antes: alhos, chalotas, alho francês ou cebolinho. Porque são plantas que retiram do solo os mesmos nutrientes.
A cebola desenvolve-se bem em qualquer solo desde que não seja ácido, mas prefere um solo solto e com boa drenagem.
Nãos e esqueça de retirar as ervas daninhas que crescem junto aos pés da planta. Um truque é intercalar as linhas de plantação com cenouras por exemplo. Como vai crescer a rama protege o solo e não deixa crescer tanto as daninhas.
Não precisa de regar se estiver tempo húmido. Regue apenas na fase inicial de desenvolvimento das folhas e do bolbo.
Quando as folhas das cebolas começarem a secar deixe de as regar por completo.
Quando Colher?
Sabemos que é altura de colher pela sua rama. Quando as cebolas estiverem com a rama completamente seca, estão prontas a colher.
Depois de apanhar as cebolas deve deixar as cebolas a secar durante uns dias, para perderem a humidade em excesso, que as faria apodrecer.
Depois da secagem, recolha as cebolas e guarde-as, penduradas num arame ou vara, em local sombrio, fresco e seco, mas com boa ventilação natural.
Separe as cebolas mais tenras ou danificadas, para consumo imediato e reúna as restantes em molhos ou formando uma trança, com a rama bem seca para não quebrar.
As cebolas tardias, são as que se conservam melhor, porque fazem a cura com tempo mais seco.
Se as condições de armazenamento forem as ideais, vai ter cebolas até à sua próxima colheita. Sabia que uma muda de cebola custa apenas alguns cêntimos e que, quando as cebolas são cultivadas no outono, é provável que nem precise de as regar.
Ainda tenho pouca pratica nestas andanças de agricultura, mas os vossos conteúdos explicativos, são a minha grande ajuda.
Os vossos produtos são, na minha opinião, excelentes.
Obrigada.