As plantas são aliadas muitas vezes subvalorizadas no seu papel ativo em melhorar o ambiente da nossa casa. Além da decoração natural, têm um efeito purificador do ar ao eliminarem toxinas nocivas para o nosso bem estar.

Com vários estudos onde é comprovado que as plantas de interior melhoram consideravelmente a qualidade do ar interior, estas ajudam também na concentração e produtividade, visto que reduzem os níveis de stress ao criarem um ambiente relaxante e acolhedor.

As vantagens não se esgotam aqui. As plantas ajudam a regular a humidade e a melhorar o seu humor, pelo que ter plantas em casa torna-se quase essencial para criar o seu próprio cantinho aconchegante e saudável.

Ar purificado

De acordo com uma investigação da NASA, certas plantas podem remover até 87% das toxinas no ar a cada 24 horas. Elas puxam estes contaminantes para o solo e convertem-nos em alimento, tornando-as assim num sistema de purificação perfeito.

A colocação de algumas plantas em espaços interiores, como orquídeas e suculentas, pode aumentar a qualidade do ar, visto que elas absorvem o dióxido de carbono e libertam oxigénio. Aconselhamos a que consulte sempre devidamente quais as espécies que deve ter em cada divisão.

Decoração natural

Um dos melhores elementos decorativos interiores ao nosso dispor são as plantas de interior. Além de serem efetivamente seres vivos, existe uma larga variedade de opções para todos os gostos.

No que toca à decoração, várias espécies ajudam a iluminar o espaço, criam um ambiente acolhedor e transmitem uma sensação de calma. Pode inclusive criar o seu mini oásis, e ter assim um pequeno espaço para recuperar as energias, ler um livro tranquilo ou até para apenas divagar nos seus pensamentos.

Humidade controlada

Outra das grandes vantagens das plantas interiores é a alteração da humidade que estas provocam no ar. Como parte do processo fotossintético, as plantas libertam vapor de humidade, o que resulta num aumento progressivo da humidade do ar à sua volta.

As plantas libertam praticamente toda a água que absorvem. Assim, pode inclusive juntar várias, aumentando a qualidade do ar, o que mantém possíveis dificuldades respiratórias, constipações e até tosse seca, à distância.

Apesar de todas as plantas melhorarem a qualidade do ar, existem algumas mais específicas para regular a humidade.

Saúde melhorada

Além de todas as vantagens já mencionadas, vários estudos comprovam ainda que, ter plantas à sua volta melhora não só a sua saúde efetiva, como também o seu estado de espírito. Além do ambiente pacífico que ajudam a recriar, estão associadas à paz interior, reduzindo o seu stress diário.

Estudos comprovam que, quando rodeado de plantas, a sua concentração e produtividade aumentam consideravelmente. Inclusive a nível empresarial, ficou provado que um ambiente repleto de plantas diminui a fadiga, constipações e até dor de cabeça.

Por outro lado, verificou-se um aumento de cerca de 70% na concentração e atenção dos alunos que estudam em salas decoradas com plantas. Estas criam assim um ambiente único, que não apenas aumenta a produtividade, mas também reduze a ansiedade.

As plantas são de facto um presente da natureza do qual podemos usufruir. Além de serem um processo essencial no ar que respiramos, oferecem uma harmonia única associada à paz interior. Além de todos os espaços verdes exteriores de que podes usufruir, é assim possível recriar dentro do seu próprio lar um ambiente em uníssono com a natureza.

A nossa sugestão é que olhe ao seu redor e comece a imaginar cada divisão da sua casa decorada com estas preciosas aliadas. O seu lar agradece e, de igual forma, o seu bem-estar também.

Artigo desenvolvido por : INK

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.