Se é como nós e adora pimentos, saiba que está na altura de os plantar.
O Pimento pertence à família das solanácias e é oriundo da América do Sul. Em Portugal as variedades mais cultivadas diferem consoante a cor e o sabor.
Podemos preferir pimentos com sabor mais doce ou mais picante. Os mais conhecidos são os pimentos de cor vermelha, laranja, verde e amarela.
Veja alguns exemplos de variedades:
Vermelhas: “F1 Bendigo”,” Lany”, “Gedeon”, “California wonder”, “Yolo Wonder”,”Tornado” “da America”, “Pimento L” Dulce Italiano” (comprida), “Cayena” e “Padrón” (redondo) Laranjas: “Yummy”. Amarelas: “Yellona”, “Amador”, “Salsa”, “Golden California wonder”. As picantes: “Ring of Fire”, “Marconi Rossa”,”Early Jalapeno”, “Cascabel”, ”Largo Delgado de Cayena” e “Chili”.
Os Pimentos são autoférteis, precisam de uma brisa para se dar a fecundação; Os abelhões e as abelhas ajudam a aumentar a produção. As flores são hermafroditas, nectaríferas e aparecem em julho-setembro.
Vamos Plantar?
Para esta tarefa vai precisar de:
- Húmus ou Estrume de Cavalo
- Calcário (correção de pH)
- Enxada
- Mudas de Pimentos
- Regador
Está na altura de plantar as suas mudas de pimentos. Este é um bom mês porque as temperaturas já estão mais amenas. Os pimenteiros adaptam-se em climas com variações entre os 8Cº e 27Cº.
Para que a produção seja ótima o seu solo deve ser solto, profundo, bem drenado e com uma boa quantidade de matéria orgânica. O pH deve ser de 6,0 a 7,0.
São plantas que gostam de uma boa exposição solar.
PASSO 1
Limpe a parcela de terra onde pretende plantar os pimentos.
PASSO 2
Cave o terreno bem fundo e faça uma correção de pH com calcário, misturando-o bem com a terra.
PASSO 3
Abra um rego com 15cm a 20cm de profundidade e coloque o húmus ou o fertilizante de estrume de cavalo no fundo.
Abra outro rego lateralmente com distância de 50cm e use essa terra para cobrir o húmus ou fertilizante do anterior.
PASSO 4
Coloque os pimentos no rego que acabou de cobrir com distância de 50 cm entre pés de forma a que as folhas da planta não fiquem a tocar no solo, salvo risco de serem queimados pelo sol durante os primeiros dias de transplantação.
PASSO 5
Regue bem. Salvo o caso de estar muito calor, regue os pimentos 2 a 3 vezes por semana.
Colheita
Quando o fruto estiver bom para colheita usufrua das vantagens nutricionais que eles lhe oferecem. São muito ricos em vitamina C e também uma boa fonte de vitamina B1 e B2, A e E.
Pode usá-los na Culinária, servindo de corante e aromatizante para a indústria de condimentos (paprika) e em molhos picantes (caril, piripiri), conservas e pickles.
Tem propriedades antioxidantes (carotenos, xantofilas, luteína) e efeitos benéficos na circulação sanguínea, dores musculares e artrites. Estimulam o apetite e secreção de sugos gástricos.
A partir de agora já é capaz de plantar e colher os seus próprios pimenteiros. Não há maior prazer do que produzir o próprio alimento.
Bons cultivos e Boas colheitas!