Ao contrário do que possa pensar por estar nesta época do ano, existem plantas de temporada cheias de cor e de flores. É o caso da prímula.
A prímula, também conhecida como pão e queijo, é um género de plantas da família das Primulaceae. Destaca-se por ter folhagem, ser de crescimento lento e pelas suas flores de cinco pétalas muito bonitas e de aroma agradável.
Atualmente, há prímulas vermelhas, cor-de-rosa, amarelas, brancas, etc. Dependendo da espécie, (o género abarca mais de 500), a tonalidade pode variar.
As espécies mais comuns e comercializadas são a Primula
obconica e a Primula acaulis. Mas em que é que se diferenciam estas duas variedades?
- Prímula obconica: possui flores de cores chamativas e nascem dos caules localizados numa roseta basal. Dentro do género, é a melhor para plantar em divisões interiores.
- Prímula acaulis: apresenta folhas mais grandes que a anterior e pode ser de mata baixa ou de mata alta. Também se denomina Primula vulgaris ou Barral. Pode cultivar-se tanto no interior como no exterior.
As características mais destacadas da prímula
As plantas que pertencem a este género tão colorido têm uma folhagem muito abundante. Como mencionado anteriormente, as suas folhas são perenes ou, dito de outro modo, mantêm-se verdes durante todo o ano, mesmo na época de seca.
Se quer que o seu jardim seja não só colorido, mas também verde, seja em que temporada for, a prímula pode ser a opção mais adequada.
A folhagem, além de perene, é rugosa e de cor verde amarelada.
As prímulas nascem a partir de sementes e têm um porte para o pequeno (no geral não superam os 40 centímetros).
O cultivo da prímula: Cuidados de que necessita esta planta
- Localização:
a prímula, seja a espécie que for, deve localizar-se numa zona fresca e luminosa evitando sempre o sol direto caso seja uma planta de interior. Se a conseguir localizá-la num lugar com estas características, irá conseguir uma floração mais duradoura e pausada. - Regas:
as regas devem ser abundantes, mas deixando secar a terra entre cada rega. Assegure-se de que o substrato é capaz de drenar a água. Um excesso pode ter resultados catastróficos. - Deve-se manter o substrato sempre húmido (mas não encharcado).
- O solo ideal para a prímula é fértil.
- Multiplicam-se por sementes.
Como vê, a prímula é uma planta muito simples de cultivar, basta ter em conta uns par de fatores para conseguir um bom desenvolvimento da espécie.
Fonte: tudohusqvarna