Quando os vasos se tornam pequenos para as suas plantas é altura de fazer um transplante. Não é uma tarefa difícil mas é essencial para evitar problemas de Crescimento.
PASSO 1 – DRENAGEM
Verifique se o novo vaso tem furos para a drenagem. Coloque no fundo do vaso uma boa camada de Leca Hydro. Este material facilita a drenagem evitando que o substrato fique encharcado e potencie o apodrecimento das raízes.
PASSO 2 – PREENCHA COM SUBSTRATO
Aplique substrato por cima da capa de drenagem até à altura necessária para caber o torrão da planta. O substrato tem de ser novo e adequado ao tipo de planta.
PASSO 3 – EXTRAIR A PLANTA
Algum tempo antes de retirar a planta do seu vaso original, regue para facilitar a tarefa. Tenha cuidado para não prejudicar as raízes e sacuda o torrão , que provavelmente está carente de novos nutrientes.
PASSO 4 – MAIS SUBSTRATO
Coloque a planta no novo substrato e reencha os buracos e a superfície do torrão com mais substrato. Deixe 2 cm entre a superfície e a margem do vaso para facilitar a rega. Aperte bem o substrato para evitar bolsas de ar.

Regue até que a água saia pelos furos da drenagem. Durante cerca de 3 a 4 dias deixe a planta repousar em local com temperatura moderada e luz pouco intensa (não directa), até se adaptar à mudança. Como o substrato é novo não há necessidade de adicionar fertilização ans próximas 5 semanas. Após este tempo pode adicionar adubo de libertação lenta, que solta os nutrientes à medida das necessidades da planta.
Boas plantações!
Gostei do conteúdo, muito bom o seu site. Inclusive
voltarei mais vezes aqui para ver mais posts como esse. 🙂
Foi com esse guia essencial que eu me tornei um expert
em suculentas, veja sobre:
https://bit.ly/expertemsuculenta