Conhecer os nutrientes é muito importante. Se souber qual é a sua função, poderá alimentar de forma correta as suas plantas.

AZOTO

É o elemento principal que todas as plantas necessitam. As plantas, as quais as folhas são do nosso interesse (os legumes em que comemos as folhas, as sebes, as plantas com folhagem decorativa e a relva) necessitam mais de azoto que doutros elementos nutritivos. No entanto, o azoto nunca deve ser administrado em quantidades exageradas. Se houver uma concentração muito forte num tipo de adubo de libertação imediata, pode queimar as raízes. Numa planta com pouca necessidade de azoto, o excesso deste pode levar a planta a dar mais folhas em vez de frutos ou flores. Nas lianas com flores, nas roseiras, os legumes-fruto (tomates, abóboras) nunca se deve exagerar na quantidade de azoto. Nas outras plantas, é melhor administrar em pequenas quantidades, para evitar as queimaduras. O azoto está presente em quase todos os fertilizantes.

FÓSFORO

É conhecido por favorecer o vigor da planta, sobretudo o crescimento dos ramos e caules. As árvores de fruto são conhecidas por exigirem mais fósforo e especialmente na Primavera.

POTÁSSIO

Este elemento nutritivo é necessário a muitas plantas, especialmente aqueles que supostamente deverão dar uma floração generosa ou uma frutificação farta. Os legumes (assim como os morangueiros e o ruibarbo), as plantas vivazes com flores (peónias, etc.) e os arbustos floridos (roseiras, por exemplo), todos estes têm uma necessidade especial dele. Em solos pobres, vale a pena administrá-lo nas culturas, a meio da época, por exemplo junto ao pé dos tomateiros que tenham frutos já bem formados. O potássio encontra-se em muito adubos orgânicos ou organominerais.

OLIGO-ELEMENTOS

Estes incluem todos os outros elementos nutritivos, desde o cálcio (cujo excesso é prejudicial num solo calcário!) até ao borato. Geralmente, os oligo-elementos não faltam no solo. Mas se utilizar adubos simples (que contenham apenas azoto, fósforo ou potássio), pode haver uma falta de certos elementos nutritivos necessários. As plantas não ficarão estagnadas por falta de azoto ou de potássio mas por causa deste ou daquele elemento.

Fonte: Planfor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *