O nome científico é hium edule , mas o chuchu pode também ser conhecido como machucho, caiota ou pimpinela. Apresenta vários tamanhos, formas e cores. A forma que mais conhecemos é verde e é parecida com uma pera.

Imagem Hortipedia

Devemos plantar o chuchu quando acaba o Inverno (fim das geadas). As temperaturas óptimas variam entre os 18ºC e 27ºC.
Nascem com a forma de uma pêra entre os 8 a 18cm e a sua rama poderá ir até aos 15 metros.

O chuchu pode ser cultivado em locais ensolarados, ou em sombra parcial quando jovem, desde que haja uma boa luminosidade. Cultive em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 6,8.

A colheita do chuchu pode ser feita entre os 90 a 120 dias depois do plantio, dependendo da variedade cultivada e das condições de cultivo.

Quando passa do ponto ideal de colheita o fruto começa a abrir na extremidade.

O chuchuzeiro é uma planta perene e pode produzir por sete a dez anos, embora geralmente seja cultivado anualmente ou por 2 ou 3 anos, para manter uma alta produção. Em regiões onde não há inverno frio e não falta água para a planta, o chuchuzeiro pode produzir frutos durante todo o ano.

Como Plantar

Para plantar chuchu deverá enterrar metade do chuchu na terra ou num vaso com substrato de enraizamento (não deverá enterrar totalmente para não correr o risco de vir a apodrecer). Ao fim de 2 semanas já deverá ver o seu rebento.

Há quem opte por colocar o chuchu num recipiente com água, de forma a que o chuchu fique metade dentro de água e a outra metade fora de água. (blog agricultura)

Plantar Chuchu

Quando atingir os 10 a 14cm de altura, poderá então ser transplatado para um local definitivo.

Propriedades do Chuchu

É uma hortaliça com sabor suave de fácil digestão, rica em fibras e pobre em calorias. Destaca-se como fonte de potássio e fornece vitaminas A e C.

O chuchu é uma Cucurbitácea, assim como o pepino, as abóboras, o melão e a melancia.

O chuchu tem quantidades consideráveis de Niacina, uma das vitaminas do Complexo B, que promove o crescimento, contribui para a saúde da pele e estimula o apetite. Esta hortaliça contém ainda pequenas quantidades de Cálcio e Fósforo, que contribuem para a formação dos ossos e dentes e evitam a fadiga mental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *