As bombas de sementes são criadas através de uma técnica ancestral japonesa que promove o cultivo de plantas pelo arremesso de bolas compostas de argila, substrato vegetal e sementes.
Na jardinagem de guerrilha possuem bastante sentido poético. Estas bombas podem bombas podem ser arremessadas em terrenos baldios, em parques ou jardins abandonados, em espaços verdes, na paisagem despida, ou no nosso jardim. São uma excelente atividade para desenvolver com as crianças!
Protegidas dos insetos, dos pássaros, da temperatura e da luz, estas bolas de sementes serão ativadas pela chuva ou pela rega manual.
Apesar de ser uma técnica muita antiga, foi com o agricultor e microbiólogo japonês Masanobu Fukuoka que as bombas de sementes ganharam expressão. Fukuoka é uma personagem incontornável na história da jardinagem e produção agrícola, um pioneiro do cultivo sustentável.
Não precisam de ser enterradas ou regadas. Capazes de transformar um espaço abandonado num jardim cheio de cor, germinarão quando as condições propícias ocorrerem. O início da primavera e o outono são as épocas ideais para atirar bombas de sementes.
Se preferir guardar as bombas por um tempo, mantenha-as num lugar escuro e seco, por não mais do que algumas semanas.
Fonte: Jardins