A criação de canteiros é uma tarefa fácil de realizar: pode optar pela construção de raiz ou adquirir modelos pré-fabricados que irão facilitar o processo. Aprenda a conceber o seu canteiro no jardim.

O básico
Regra geral, o canteiro pode ser construído ao nível do solo ou mais elevado, com as dimensões e materiais pretendidos. Pode utilizar o solo existente no local ou enriquecê-lo com fertilizantes e aditivos adequados para o tipo de plantas a colocar. É possível plantar qualquer tipo de cultura, desde aromáticas a vegetais, flores, arbustos ou qualquer outra que pretenda. O limite será o espaço e o local onde estamos a criar o canteiro.

Se optar pela criação de um canteiro elevado, existem as seguintes vantagens:
◾A temperatura aquece mais rapidamente na primavera, permitindo trabalhar o solo e as plantas mais cedo;
◾A drenagem é realizada mais facilmente;
◾A pós a fase inicial de construção, requerem menos manutenção;
◾É mais fácil de trabalhar o solo de acordo com as plantas a colocar.

Escolha do local

Se pretende plantar vegetais ou plantas que gostam de sol, localize o seu canteiro numa zona que receba pelo menos 8 horas de luz do sol por dia. O local deve ser plano e estar perto de uma fonte de água. Deve também garantir que existe espaço no canteiro para poder trabalhar.
Forma e tamanho

A forma e o tamanho dos canteiros são escolhas importantes para garantir o acesso a todas as suas zonas sem danificar o que está plantado. Para isso, existem dois tipos de canteiros:
◾Em ilha, acessíveis por todos os lados do canteiro;
◾Encostados a paredes ou muros, acessíveis de uma forma geral por um ou dois lados.

Qualquer que seja a sua escolha, tenha em consideração a largura do canteiro. No caso do canteiro em ilha, o ideal é estabelecer uma largura que lhe permita aceder ao meio do canteiro por ambos os lados. No outro caso, a largura deve ser pensada para que possa de um dos lados do canteiro aceder ao outro e também trabalhar o solo em profundidade quando necessário. Da mesma forma que a largura é importante a altura também, nos casos em que optar pela conceção de um canteiro elevado. Esta deve estar adequada ao tipo de planta a cultivar, de modo a garantir o bom desenvolvimento das raízes e da planta.

Preparação do solo

Comece por eliminar a vegetação existente antes de analisar as condições do solo. A escolha do solo deverá ser adequada às plantas a colocar. Há plantas que gostam de solos ácidos, há plantas que se dão bem em solos pobres e há plantas que precisam de mais nutrientes para se desenvolverem. Uma vez colocado o solo necessário no canteiro, nivele de forma a obter a topografia desejada. Em seguida plante com o espaçamento aconselhado para as espécies que selecionar.
Construção

Existem diversos materiais que podem ser utilizados. A madeira é provavelmente a mais fácil de trabalhar e de encontrar em diversas formas para uma fácil utilização. De entre muitas, a madeira de cedro é uma das mais resistentes, chegando a durar 10 anos até começar a deteriorar-se. Escolha madeiras tratadas ou então aplique um tratamento que permita à madeira estar em contacto constante com o solo e água, além das intempéries naturais.

Existem outras escolhas possíveis desde o ferro, aço galvanizado, pedra, tijolo ou kits pré-fabricados. Se optar por estes e tendo em conta que poderá mais tarde querer mudar o canteiro para outro local, escolha materiais leves para um fácil transporte.

Se já tiver um sistema de rega instalado no jardim, veja se consegue fazer uma derivação ou situar o canteiro num local que fique abrangido pelo sistema já existente.

A disposição das plantas deve ter em conta o seguinte:
◾Canteiro em ilha – as mais altas situadas no meio e as mais baixas junto à bordadura.
◾Canteiro de parede ou muro – As mais altas atrás e as mais baixas à frente. Desta forma as plantas recebem a luz de igual forma e visualmente poderá contemplá-las dos vários ângulos possíveis, mantendo sempre uma imagem de conjunto. Aproveite a sua criatividade e imaginação e conceba um canteiro do qual se irá orgulhar.

Fonte: Jardins

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.