Para muitos a horta não é um jardim, no entanto, podem trazer múltiplos benefícios às culturas. Algumas flores são repelentes de insetos nocivos, outras atraem insetos benéficos para combater pragas. A polinização é fundamental para fertilizar as flores dos feijões, tomates, morangos e de todas as plantas que necessitam de polinização para produzirem.
Bem sabemos que o clima, o tipo de solo e a exposição solar são  diferentes de horta para horta. O que resulta na minha horta pode não resultar num outro local, o importante é fazer experiências.
Mas, que tipos de flores deve ter na sua horta?

Capuchinha
A capuchinha tem flores muito aromáticas e podem ser amarelas, laranja ou avermelhadas. Após oito semanas depois da germinação já podemos ver as suas flores.
Reproduz-se por meio de sementes e a melhor época para sementeira é no início da Primavera.
Gosta de Sol e de regas moderadas sem encharcar.
Ambientes com excesso de água são propícios para aparecimento de fungos.

Benefícios na horta
As capuchinhas são ótimas “plantas companheiras” para os brócolos, repolho, couve-flor, couve, abóboras, rabanete, abóbora, tomate, batata e pepino.
As capuchinhas atraem parasitas como os afídios e a mosca-branca que ao irem para as suas flores, evitam o ataque a outras plantas. É o caso das favas e dos brócolos.

Girassóis
Os girassóis dão um grande contributo para o equilíbrio da sua horta. São muito resistentes e fáceis de cultivar. Eles precisam de muito sol e não gostam de solos encharcados.
Podem ter muitas cores, desde amarelos até vermelhos escuros, passando pelos laranjas.

Benefícios na horta
Os girassóis possuem um néctar muito apreciado pelas abelhas, o que potencia a polinização de toda a horta. As suas sementes atraem pássaros que são ótimos para comer insetos e lagartas.
Também é verdade que os pássaros adoras pequenos frutos da nossa horta. Os girassóis mantem-nos entretidos com as suas sementes.
Como são plantas altas, fornecem sombra nas alturas do dia em que o sol é mais implacável. A alface, o espinafre e o pepino gostam de estar mais protegidos pelo que pode ser uma boa estratégia.

Tagetes
As Tagetes, também chamadas de Cravos-Túnicos apresentam um odor muito forte. Multiplica-se em qualquer época do ano e crescem muito facilmente.

Benefícios na horta
Os cravos – Túnicos são ótimos para criar bordaduras na horta.
As suas raízes criam secreções com substâncias que eliminam os nemátodos do solo que causam problemas nas hortícolas.
São um aliado no combate à larva da mosca-da-couve e podem ser plantadas junto do tomate. Outro benefício é o facto de ser um ótimo repelente contra formigas e vários insetos prejudiciais que são afastados pelo cheiro forte que elas emitem.

Borragem
A borragem tolera todos os tipos de solo, no entanto gosta de solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Para manusear esta planta é aconselhável usar luvas já que os pelos dos caules podem picar as mãos

Benefícios na horta
A borragem é uma boa companheira de morangueiros, de pepinos, aboboras e também dos tomateiros. No caso do tomate ajuda a impedir ataques de lagartas. Atraem os polinizadores que adoram as suas flores.
Plante e Semeie com amor!