O que são fertilizantes?
Os fertilizantes são compostos utilizados na agricultura para nutrir as plantas e, consequentemente, conseguir uma maior produtividade e rentabilidade das culturas. Os fertilizantes podem ser minerais, orgânicos ou organominerais, sendo que os últimos são uma mistura entre os anteriores.

Para que servem os fertilizantes?
Os fertilizantes são utilizados para fornecer às plantas elementos essenciais para seu desenvolvimento, garantindo assim plantações mais saudáveis e resistentes. O uso eficiente dos fertilizantes é importante para maximizar a produtividade das culturas e contribuirá para a qualidade do solo, para a saúde vegetal e humana. Para alimentos saudáveis, é necessário que os fertilizantes sejam usados em quantidades que forneçam os nutrientes na forma adequada aos vegetais ,que serão consumidos pelos animais e pelo homem.

Qual a diferença entre fertilizantes orgânicos e inorgânicos?
Os fertilizantes orgânicos são obtidos a partir de matéria de origem vegetal ou animal como esterco, farinhas, bagaços, cascas e restos de vegetais decompostos ou ainda em estágio de decomposição. Esses materiais podem ser usados “in natura” ou produzidos pelo homem por meio, por exemplo, de compostagem. Os fertilizantes inorgânicos por sua vez, são obtidos através da extração de depósitos minerais ou, no caso do nitrogênio, retirado do ar. Os fertilizantes inorgânicos geralmente são sais dos principais nutrientes necessários às plantas, como o nitrogênio, potássio, fósforo, entre outros.

O que é melhor, fertilização orgânica ou inorgânica?
Em ambas formas de adubação existem vantagens, inclusive podem ser utilizadas de forma integrada. A fertilização orgânica, além de fornecer nutrientes, aumenta a biodiversidade do solo, a retenção de água e de nutrientes, além de outros benefícios. Na fertilização inorgânica a grande vantagem está no fato dos fertilizantes conterem altas concentrações de nutrientes, o que facilita o transporte e a aplicação, resultando geralmente em menores custos. Além disso, os fertilizantes inorgânicos podem ser formulados de maneira flexível para atender as exigências específicas de culturas e solos. As plantas não distinguem as fontes de nutrientes, se é mineral ou orgânica, pois os nutrientes são absorvidos nas mesmas formas químicas.

Os fertilizantes são prejudiciais à saúde?
Não. Os fertilizantes contêm nutrientes de plantas que em geral são os mesmos dos animais – humanos incluídos. Por exemplo, as plantas utilizam o nitrogênio dos fertilizantes para sintetizar proteínas, a mesma classe de moléculas que constitui nossos músculos. O fósforo fornecido às plantas é o mesmo que faz parte dos nossos ossos e dentes. Como todos os produtos. É muito importante que os fertilizantes sejam utilizados de forma correta para garantir os benefícios esperados.

Os fertilizantes causam prejuízos ao meio ambiente?
Os fertilizantes só acarretam problemas para o meio ambiente caso sejam utilizados de forma inadequada. Existem algumas regras básicas na Agronomia, que determinam como fazer a escolha do fertilizante correto, na dose correta, no local de aplicação correto e na época correta.

Qual a finalidade da aplicação de fertilizantes nos sistemas agrícolas?
O papel dos fertilizantes na agricultura moderna é alimentar as plantas. Os fertilizantes são fontes de nutrientes, ou seja, de elementos minerais presentes na natureza.

Por que precisamos usar fertilizantes?
Cada vez que colhemos uma planta ou um animal consome a pastagem, a parte da planta removida do campo leva consigo nutrientes. Às vezes esses nutrientes ficam na propriedade agrícola, como nas fezes dos animais, nas cascas ou restos das plantas processadas na fazenda. Nesse caso, os nutrientes podem facilmente retornar ao solo reciclando-os na forma de adubos orgânicos. No entanto, os nutrientes podem ser levados para muito longe. Para manter o solo fértil e manter a produção dos novos cultivos, os nutrientes precisam ser repostos ao solo. Algo semelhante ao que ocorre em uma conta bancária na qual todo dinheiro gasto precisa ser reposto para que ocorra um equilíbrio nas finanças. Dessa forma, os fertilizantes inorgânicos são imprescindíveis e estratégicos para a manutenção adequada da fertilidade dos solos e produtividade das plantas.

O que é lixiviação e como ela ocorre no solo?
Lixiviação é o processo de perda de nutrientes no perfil do solo, causada pela “lavagem” promovida pelas chuvas torrenciais e pela infiltração de água no solo. Para entender o conceito de lixiviação, podemos comparar o solo a uma esponja. Quando existe muita humidade, o excesso movimenta-se pelos espaços porosos do solo para as camadas mais profundas, carreando os diversos compostos solúveis dissolvidos, incluindo os nutrientes de plantas (nitrogênio, potássio, etc.). Com isso, diminui a fertilidade do solo.