Portugal é dotado de vastos recursos naturais que possibilitam a exploração de diversos negócios. Investir na agricultura é uma dessas possibilidades.
Aqui encontra alguns exemplos de negócios agrícolas que se podem tornar rentáveis, se baseados numa estratégia sólida, com um estudo de mercado, consumo e concorrência.

1. Tratamento de solos
Uma primeira ideia de negócio na agricultura é o tratamento de solos, numa prestação de serviços a terceiros. Este tratamento pode ser realizado por intermédio de trator agrícola, lavrando e escarificando terrenos para a produção agrícola.

2. Agricultura biológica
Com toda a produção rápida e maciça para dar resposta às necessidades da população, os alimentos foram perdendo o seu sabor autêntico, para mal do paladar do consumidor. Contudo, a produção biológica, sem recursos a químicos, é procurada ainda pelos consumidores exigentes, que não descuram a qualidade da sua alimentação.

3. Frutos da estação
Vive em alguma zona conhecida pela qualidade da sua fruta? O solo do seu terreno tem condições adequadas à produção de um determinado fruto? Então pode apostar na produção de fruta, seja para venda interna ou externa, consoante a capacidade de escoamento.

4. Viticultura
O mesmo se aplica ao vinho, um mercado de grande procura, interna e externamente. Consoante as características dos terrenos locais, é possível investir na produção de vinho para venda ao público.

5. Cereais
Quem tem terrenos extensos para cultivo pode apostar na produção de cereais, do trigo à aveia, do centeio à cevada, do milho ao arroz. São alimentos básicos e essenciais, procurados em todo o mundo.

6. Bens de grande consumo
Quem não tem grandes terrenos pode ainda assim produzir em estufa, produtos de grande procura, como feijões, alface, cenoura, cebola ou batata.

7. Bens de baixo consumo
Outros produtos são menos procurados, mas ainda assim se desenvolvem facilmente nos solos portugueses. Mirtilos, beringelas, pepinos, pimentos são alguns exemplos.

8. Cogumelos
Uma das culturas agrícolas emergentes é a dos cogumelos. O produto é muito procurado em restaurantes e hotéis. Uma produção biológica de cogumelos será ainda mais valorizada.

9. Azeite
O azeite português também é muito procurado no estrangeiro pela sua qualidade. A produção deverá contudo primar pela diferença, para sobreviver à concorrência.

10. Micro culturas
As micro culturas podem ser rentáveis, visto serem esquecidas pelos grandes produtores. Assim, na produção de ervas aromáticas ou de plantas para chás, por exemplo, poderá haver espaço para crescer.